quinta-feira, 23 de abril de 2015

23 DE ABRIL, DIA INTERNACIONAL DO LIVRO E DOS DIREITOS AUTORAIS

Olá pessoal! Hoje é o dia internacional do livro e dos direitos autorais, vocês sabiam?

Sabem por que esse dia é comemorado hoje, dia 23 de abril?

É porque, no dia de hoje, é o dia do aniversário de nascimento e morte do escritor inglês William Shakespeare*, que escreveu "Romeu e Julieta", "Sonhos de uma noite de verão", entre outros. No dia de hoje, também morreu outro escritor muito importante: o espanhol Miguel de Cervantes, que escreveu "Dom Quixote de La Mancha", por exemplo.

William Shakespeare

Miguel de Cervantes

Também quero compartilhar outra curiosidade que eu achei sobre o dia de hoje: Na Catalunha (Espanha), há o costume de oferecer uma rosa para cada pessoa que compra um livro!

Esse dia é especial para mim assim como o Dia Internacional do Livro Infantil (comemorado no dia 2 de abril) e o Dia Nacional do Livro Infantil (comemorado no dia 18 de abril). Quero parabenizar todos os pais e filhos (escritores e livros) e, para os pais, que nunca parem de criar mais filhos, pois eles são muito especiais para a educação e, principalmente, para a imaginação.

Quero parabenizar também todos os envolvidos na produção dos livros, como ilustradores, designers, gráficos, revisores, editores, entre outros.

* - não é certo que Shakespeare nasceu no dia 23 de abril. Isso é uma conclusão, pois na época, era costume batizar as crianças três dias após o nascimento. E, quando o registro dele foi encontrado, a data era 26 de abril de 1564. Ou seja, diminuindo três dias, é provável que ele tenha nascido no dia 23 de abril de 1564.

Abraços, Mariene Lino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao enviar seu comentário, ele irá direto para avaliação. Obrigada!!!