terça-feira, 21 de abril de 2015

NOTÍCIAS MUITO LEGAIS

Olá pessoal! Tudo bem?

Venho aqui dar duas notícias muito legais, como vocês viram no título.

A primeira é que, a partir de hoje, eu vou voltar a fazer resumos de livros aqui no blog. Eu não tinha decidido parar, mas eu estava sem tempo de resumir os livros legais que eu li. Hoje, depois da segunda notícia, resumirei um livro bem interessante. 
A segunda notícia é que haverá um mudança no blog. Acredito que, para muitos, essa mudança será para melhor. Eu começarei a escrever sobre assuntos corriqueiros, ou seja, pautas cotidianas.
Vocês devem estar se perguntando: "Por que você vai começar a fazer isso???". Então, é porque eu quero ser JORNALISTA quando crescer, e essa foi uma maneira que encontrei de "treinar" isso, como se eu estivesse escrevendo em uma coluna tanto no jornal como na internet!

Mas, precisarei da ajuda de vocês. Acredito que nem sempre eu estarei inspirada para escrever uma pauta. Então, peço que mandem sugestões para mim, através do formulário de contato do blog, que se encontra nessa coluna cheia de coisas a direita de vocês.
Agora, como prometido, escreverei o resumo de um livro. Escolhi o livro "A sábia sabiá", escrito por Eugênio Britto, ilustrado por Maria Bag e publicado pela editora Paulinas no ano de 2003.

O livro fala sobre os diversos sinais da língua portuguesa (acento agudo, acento grave, acento circunflexo, til, cedilha, trema, hífen, apóstrofo, pingo, travessão, aspas, parênteses, interrogação, exclamação, vírgula, ponto e vírgula, reticências e ponto final) de forma poética e com rimas a todo momento. Amo esse livro, pois para uma criança, às vezes, uma definição muito formal acaba complicando mais ainda. Com uma forma divertida, tudo pode ser melhor. Quero registrar que, como o livro foi publicado em 2003, não está totalmente de acordo com a forma ortográfica. Um exemplo disso é a palavra "cinqüenta", que está no poema da trema. De acordo com a nova regra, a trema só é utilizada em nomes estrangeiros, como Müller (de origem alemã). Mas, o autor e o ilustrador estão de parabéns por esta produção maravilhosa. O poema que eu mais gostei foi o da exclamação:

"Pareço palito de fósforo,
deixando a ponta cair;
ou caneta distraída,
deixando o pingo fugir.
Mas deixemos isso de lado,
e vamos ao que interessa,
pois a vida, todos sabem,
nos exige muita pressa.
Já imaginou sua vida
sem a minha intervenção?
O quanto seria sem graça,
sem cor, sem motivação?
Você sendo recebido
após a consagração,
com esta frase de efeito:
- "Parabéns. Você é campeão".
Seja sincero comigo:
não seria uma decepção?
Sou amante da alegria,
do entusiasmo, da vibração!
Comigo no seu dia-a-dia
não existe tristeza, não!
Então está dado o recado:
quando estiver chateado,
deixe a tristeza de lado,
escreva uma frase bonita,
ilustre-a com um laço de fita
e um ponto de exclamação!"

Quer mergulhar na diversão poética desse livro? É fácil: leia-o já!!!

Capa do livro

Espero que tenham gostado das notícias!!! Não esqueçam de mandar as pautas!!!

Abraços, Mariene!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao enviar seu comentário, ele irá direto para avaliação. Obrigada!!!